3/21/2017

Bullet Journal: O que é e como fazer?



Olá Kuronekos!

Numa postagem anterior eu tinha comentado que eu queria muito fazer o meu próprio Bullet Journal, esse era um dos meus maiores projetos desse ano e felizmente se tornou o primeiro que eu comecei a realizar. Algumas semanas atrás eu finalmente comprei meu caderninho para fazê-lo e comecei a por em prática tudo o que fui achando de inspirador na internet, hoje vim apresentar para vocês o que é um Bullet Journal ou Bujo e como você consegue fazer o seu! 


O que é um Bullet Journal?

✿ É um caderno ou agenda que você usa para facilitar suas listas de afazeres, compromissos, notas, enfim o que você vai fazer durante o mês inteiro ou até o ano, você pode deixar tudo organizadinho e do seu jeito. Abaixo uma explicação sobre que eu encontrei no site oficial:

Bullet Journal® (ou BuJo® para o short) foi criado por Ryder Carroll, um desenhista digital do produto que vive em Brooklyn, NY. Através de muitos anos de tentativa e erro, o sistema evoluiu para as idéias apresentadas aqui. Ele vê isso como uma prática evolutiva e adaptável, destinada a ser auto curada como você determinar o que funciona melhor para você. 

✿ Se eu tivesse que fazer um resumo simples e fácil de entender o Bullet Journal é quase como um diário + agenda que serve para tudo o que você precisa lembrar e/ou organizar.



Como fazer o seu Bujo? 

✿ Vocês podem ficar um pouco surpresos com os materiais necessários, mas na verdade é tudo bem simples, você só precisa de um caderno e uma caneta. Como é feito a mão, tudo desenhado e enfeitado por você há várias possibilidades na hora de fazer o seu e cada uma fica por conta da criatividade e o desejo de cada um. 

✿ Outros materiais que eu já vi muita gente usando são canetas coloridas, canetas de gel, washi tape (as fitas com estampas para enfeitar), adesivos, etc. 


✿ "Ah, mas eu não sou bom em desenho, vai ficar tudo feio" essa é a melhor oportunidade para você treinar e conseguir desenhar, por exemplo na imagem acima tem várias barras que ficam super fofas para usar no seu Bujo e são super fáceis de desenhar, até eu que sou horrível no desenho consigo fazer elas. 

✿ E não precisa fazer um investimento tão grande para comprar e fazer o seu primeiro, no meu caso, eu não tinha certeza que iria conseguir fazer algo bonito (porque eu sou péssima com decoração e desenhos lolol) e não queria comprar um caderno próprio para chegar na hora e errar afinal era bastante caro e tinha mais o frete (porque na minha cidade não tem esse tipo de caderno ;^; #sad) eu acabei optando por uma folha quadriculada e mandei encadernar (o que custou cerca de R$ 14 com 100 folhas).  Ao mesmo tempo que saiu mais barato também tive alguns problemas que foram:

- A folha era normal (meio fina) e não pude usar minhas canetas Stabilo, nem marcador de texto ou qualquer caneta com tinta forte porque passava para o outro lado da folha. Acabei tendo que usar caneta normal e lápis de cor para colorir o meu Bujo. 

- A papelaria não tinha opção de encadernar com capa dura, então eu tive que optar pela capa transparente e ficou meio molenga. 


✿ Além de organizar páginas para calendário anual, mensal e/ou diário você tem várias outras opções para seu Bullet Journal, algumas páginas que eu fiz:

- Netflix: Para controlar todas as séries e filmes que estou assistindo, separando por cores as que eu terminei, que estão pausadas e as que eu parei de assistir. 

- Favorite Food: Para anotar minhas receitas preferidas, lancherias que eu gosto, e tudo relacionado a comida. 

- Level 10 Life: É como um "desafio" para adicionar objetivos a sua rotina e ficar cada vez mais fácil e mais "automático" fazer x coisa. Você vai pintando um tracinho ou quadradinho a cada dia que fizer o seu objetivo. 

- Gratitude Log: Um espaço para escrever todos os dias algo que você agradece. Eu achei super legal essa ideia porque sempre pensamos em fazer wishlists e pedidos, mas poucas vezes paramos para agradecer tudo que temos, né?

- Brain Dump: Um espaço para escrever suas ideias antes que elas sumam, eu uso esse espaço para anotar principalmente ideias de posts e de projetos. 

- Let's Go Travel: Foi um espaço que eu criei com uma lista de lugares para viajar que eu quero muito completar um dia, separei um espaço para colocar a data e tudo mais. 

- Finanças: Eu fiz algumas barrinhas e coloquei valores (tipo 5, 10, 20, 30...) fiz uma barrinha para cada mês e vou ir pintando até a quantia x que tiver juntado de dinheiro naquele mês. Também é nessa página que eu anoto tudo que eu gastei. 

- Birthday: Basicamente uma página para anotar o dia do aniversário de todo mundo que eu conheço. 

- Acts of Kindness: Um espaço para escrever todos atos de bondade que eu fiz nesse ano. 

- Gifts List: Uma lista de presentes que eu vou dar, anoto o nome da pessoa, a data comemorativa e o valor do presente. 

- Wishes: Basicamente uma lista de tudo que eu quero comprar/adquirir esse ano. Vou ir riscando conforme for comprando. 

- Extra: Uma página para rascunho de símbolos, desenhos e fontes. 

- Página mensal: Na minha página mensal eu escolho a cor do mês, escrevo uma frase motivadora, tenho a lista de coisas que eu fiz, a lista de coisas que eu preciso fazer, espaço para notas e um ícone de $ indicando tudo que gastei naquele mês. 

- Goals 2017: Basicamente uma página cheia de metas para realizar em 2017. 



✿ Existem VÁRIAS outras ideias de páginas e coisinhas para turbinar seu Bullet Journal, não coloquei tudo aqui se não ia ficar um post sem fim, mas é só jogar no google "Ideias para Bullet Journal" que várias coisas super interessantes vão aparecer. 

✿ Sites que recomendo na hora de pesquisar sobre Bujo: Desancorando • Armário de Madame • Fernanda Keller • A.Craft 

Eu ainda não terminei o meu, na verdade está bem incompleto porque eu estou passando pela primeira semana de provas e trabalhos na faculdade aí fico com pouco tempo de fazê-lo, mas assim que ficar bonitinho eu vou tirar algumas fotos e mostrar para vocês! Ah, não se esqueçam de me seguir nas redes sociais, eu posso acabar postando alguma foto do meu Bujo lá no instagram: @kimsalgueiro_ 



20 comentários

  1. Olá Kim-chan :3
    Eu sempre tive diários na minha vida, desde os 8 anos de idade. Porém, por conta da fase cursinho pré-vestibular X início da vida acadêmica acabei deixando de escrever em diário, falta de tempo e também sem cabeça pra pensar em organização.
    Como eu havia previsto, ficou tudo uma bagunça na minha cabeça e eu estava pensando em voltar a escrever um diário, aí em pesquisas eu achei algo sobre Bullet Journal, mas achei tão difícil, porque né: EU SOU UMA BATATA PRA DESENHO =C
    Mas lendo essa postagem, lendo os blogs que tu indicou, deu uma vontade de tentar, até porque iria ser muito divertido tentar manter algo assim, não só como diário, mas agenda tudo junto e reunido :3
    Além do mais, sobre os desenhos, tem umas réguas super fofas pra auxiliar, até estava babando em algumas na vitrine de uma papelaria hoje :33 Olha, se eu tentar eu surto contigo tá? auhuf~

    Até mais >///<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yuunie! (❁´◡`❁)
      Eu tinha muuuuuuitos diários desde meus 10 anos (tinha uma tia que me dava um diário todo ano e me incentivava muito a usar), mas teve um tempo que eu parei também por me interessar em outras coisas e não ver mais graça em diário (?)
      Mas quando eu descobri o BuJo foi muito legal, na hora eu já tinha decidido que precisava fazer o meu huahuahua Ahh, não se importe muito, eu sou muito ruim nos desenhos e mesmo assim fiz o meu bem básico, mas bonitinho. <3
      Vai ser muito divertido sim! Acho que a melhor parte do BuJo é que você acaba vencendo uma etapa e se dedicando para melhorar naquilo que você não é bom. Eu tenho algumas réguas de formas, mas tento não usar para ir pegando o jeito huahuahua
      Mas é verdade que tem muito item lindo e maravilhoso para ajudar no BuJo nas papelarias, toda vez que vou dá vontade de levar a loja toda. Tente mesmo! >-< aposto que vai gostar!

      Kissu~

      Excluir
  2. Oiee Kim!

    Vi minha amiga fazer esse bullet journal e digamos que me deu muita vontade de fazer também! Como não manjo nessas de criar agenda de caderno tudo decorado e kawaii talvez seria ótimo incentivo para ir treinando... E organizando minhas coisas!
    *partiu comprar caderno~

    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pam-chan! ʕ♡˙ᴥ˙♡ʔ
      Eu também não manjava muito no começo, mas aos poucos fui aprendendo a enfeitar, fazer letra bonitinha, etc! Vale muito a pena começar a fazer, é como um desafio de ir melhorando cada vez mais <3

      Kissu~

      Excluir
  3. Oláá´! Eu estava usando o Planner para essas coisas, mas achei interessante o Bullet Journal, já vi alguns DIYs de pessoas fazendo, tem uma que a pessoa guarda flores de verdade ai ficam amassadinhas , é super meigo! Acho que vou fazer um pra mim também! Adoro essas coisas <3

    By~ Sweet Magic Kissus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi June! ʕ •ᴥ•ʔゝ☆
      Eu vi o seu planner! Até fiz download para imprimir e tudo mais, mas ai eu conheci o BuJo e foi paixão a primeira vista. Eu também já vi essas ideias de guardar flores, enfeitar com tecido, colar adesivos, etc, tem bastante opções para deixar o seu mais a sua cara ♥
      Tente sim! Aposto que vai gostar huahua

      Kissu~

      Excluir
  4. Yooo~~
    Wow que adorável!! Vou tentar começar a usar um, sou uma pessoa extremamente desorganizada e bem que pode ser útil. Inclusive achei as imagens lindaaaaaas, pena que não sou muito caprichosa e meu bullet journal ficaria um caos em 2 dias haha. Mas vou ver o que acontece né?
    Adorei o post!
    Kissus~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilium!
      Espero que consiga fazer o seu mesmo ˚ʚ(´◡`)ɞ˚˙ eu também sou super desorganizada, meu BuJo ainda está bem atrapalhado, mas vou tentando melhorar ele aos poucos huahuahua
      O importante é deixar ele do seu jeito, eu comecei a fazer pensando assim, já que eu também sabia que eu não era lá "muito boa" em ilustração e caligrafia, aí nunca ia ficar perfeito e maravilhoso que nem esses exemplos do google. @_@

      Que bom que gostou!

      Kissu~

      Excluir
  5. Achei legal um jeito oficial de fazer isso, eu costumo sempre anotar ou enumerar as coisa que quero fazer por dia, como uma meta. As vezes colo um papel na geladeira e escrevo tudo lá, e no meu telefone tenho o color note anoto tudo lá e ainda faço backup. Mas achei muito legal a ideia de fazer o seu, eu sempre usei caderninhos para isso, papeis e coisas assim como gosto de desenhar eu fazia umas nuvens em títulos, as vezes pintava a folha toda. Mas admito que deu uma vontade enorme de montar um e imprimir e ver como fica.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taina! ʕ♡˙ᴥ˙♡ʔ
      Eu costumava fazer minhas metas em post-its, mas eu acabava perdendo ou jogando fora sem querer, mas estou gostando muito de usar o BuJo apesar do meu ser meio desorganizado como eu huahuahua
      Tente fazer um! Aposto que vai gostar ♥

      Kissu~

      Excluir
  6. Ola Kim o/
    Adore isso *---* Preciso fazer pra organizar minhas coisa e ideias <3 me apaixonei.

    http://crazywarriorcc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izumi! (❁´◡`❁)
      Espero que consiga fazer o seu, é muito bom!
      Fico feliz que tenha gostado ♥

      Kissu~

      Excluir
  7. Oooi Kim!
    Eu adoro essas coisas, acho lindo, queria muito, mas no fim do dia eu não uso. Então desisti. Não porque eu não acho que fosse capaz de, mas eu consigo organizar minha semana consideravelmente na minha cabeça e costumo seguir minhas metas numa boa - uso o blog pra isso de vez em quando, como usei pra minha meta de leitura, e uso sites tipo o MAL. Acho uma pena porque tenho um vício sério com itens de papelaria e seria lindo fazer um BuJo <3 Mas em 24 anos de vida, o máximo que já fiz de caderninho/agenda é o caderno que usava pra atender e marcar as sessões dos meus pacientes, hahahah XD
    Adorei o post e a ideia <3 se algum amigo precisar, vou indicar!

    Beijo :*

    Obs: se for de São Paulo ou passar por lá, vá na Daiso. Vendem todos os items de papelaria por menos de 10 reais e acho que vc encontraria caderninhos bonitinhos com uma folha boa pra fazer isso aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shana! ʕ≧ᴥ≦ʔ

      Eu estou me esforçando bastante para usar todos os dias, se eu não consigo eu uso no começo da semana e já planejo tudo no restante dos dias, eu acho super legal quem consegue se organizar sozinho e esses outros sites, mas na verdade meu objetivo era fazer algo e melhorar minha escrita/ilustração aí a ideia do BuJo caiu perfeitamente nisso tudo. <3
      Fico feliz que tenha gostado ♥

      Eu preciso muito ir para SP comprar na Daiso, não é de hoje que eu fico olhando o site deles e querendo comprar tudo. /cry
      Mas algum dia eu irei!!!

      Kissu~

      Excluir
  8. Hã?... Oi! Acho que sou visitante nova, haha, prazer :>

    Já tava dando umas passadas aqui antes mas só agora tive coragem pra comentar /red Ainda mais com um post de uma coisa que eu adoro, que é o Bullet Journal!! O seu tá tão bonitinho ;_; Comecei a usar esse ano e tem me ajudado bastante, mesmo pra coisas mais simples, tipo lembrar de comprar algo básico ou de fazer uma ligação. É maravilhoso <3

    Achei sua solução pro caderninho novo muito boa, de verdade, e bem mais barata que os cadernos do gênero. Como a Shana comentou ali em cima, se um dia vc vier pra SP e tiver oportunidade de passar em alguma Daiso, tem cadernos ótimos pra BuJo, com aquelas folhas pontilhadas, inclusive, por tipo 7 reais. E cadernos bons, com capa boa, papel de qualidade, essas coisas.

    Outra coisa legal é que dá pra vc começar a fazer os próprios caderninhos! Tanta coisa legal que dá pra fazer com isso <3

    Espero poder voltar aqui mais vezes :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Artemys! ʕ •ᴥ•ʔゝ☆

      Seja bem vinda! Eu te entendo, eu também visitava muitos blogs e ficava com vergonha de comentar, mas acabei perdendo essa vergonha aos poucos huahuahua
      Eu me apaixonei por BuJo e comecei a usar muito, eu faço umas páginas bem aleatórias só para escrever nele todos os dias mesmo que não tenha nada de importante.

      Eu tenho muita vontade de ir comprar na Daiso ʕ♡˙ᴥ˙♡ʔ mas eu não vou muito para SP, fiquei super triste por eles não terem serviço de entrega. /cry
      Algum dia eu ainda vou conseguir comprar lá!!!!1

      É muuuito legal! Meu objetivo desse ano é ficar boa nas ilustrações e melhorar a qualidade das minhas canetas. <3

      Espero que volte aqui mais vezes!
      Obrigada pela visita ♥

      Kissu~

      Excluir
  9. HELLOO KIM! ^^
    Aaaaaaa, eu acho a ideia desse caderninho muito boa!
    Sabe, no inicio do ano eu tinha pensado em fazer, queria começar o ano naquelas de "vou ser organizado", com direito a fichário e tudo, mas no fim, eu acabei percebendo que não sou organizado o suficiente para administrar algo assim, e comprei só uma agendinha do snoopy mesmo hahaha, admiro você por conseguir, quem sabe próximo ano eu tente!

    ~CHU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Carlos! (◕ᴗ◕✿)
      É muito boa sim! Ah, eu super entendo, todo ano eu faço muitos planos e acabo não fazendo metade as vezes huahuahua
      Eu estou fazendo aos pouquinhos no tempo livre que eu consigo ♥
      Espero que consiga ano que vem, é muito legal!

      Kissu~

      Excluir
  10. :o...... *o*

    Minha primeira vez nesse cantinho, e você já ativou criatividade aqui dentro de mim <3 Ano passado comprei um mine fichário para fazer uma agenda para mim personalizada por mim mesmo. Eu não tinha conhecimento desse Bullet, achei muito interessante. Como eu estava sem inspiração acabei nem fazendo agenda, depois de ver isso ai me deu muita vontade de fazer a minha.

    kissu :***

    www.watashinosekaibykrol.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline! (❁´◡`❁)
      Seja bem vinda! Fico feliz que tenha gostado do post! ♥
      Eu acho fichário super fofinho, pena que comigo não dá certo por eu ser canhota ;u;
      Recomendo muito a fazer! Além de divertido é super bonitinho fazer o seu próprio, tem várias ideias super legais para deixar ele bem a sua cara. :3

      Kissu~

      Excluir

✿ Olá, vai comentar? Obrigada! Fico muito feliz por deixar seu comentário. Mas lembre-se de seguir algumas regrinhas, okey?

♡ Sem xingamentos ou comentários maldosos.
♡ Pode deixar o link do seu blog para eu visitar, mas não comente aqui só para divulgar, ok? Fale um pouco do que achou do post.
♡ Sempre aceito parcerias, pode pedir aqui ou na página própria para isso.

♡ Alguns kaomojis que pode usar:
(◕ᴗ◕✿) (⁄ ⁄◕⁄ω⁄◕⁄ ⁄✿) 乁(ツ)ㄏ ( ͡° ͜ʖ ͡°) ʕ •ᴥ•ʔゝ☆ ʕ ˵• ₒ •˵ ʔ ʕ♡˙ᴥ˙♡ʔ ʕ≧ᴥ≦ʔ /ᐠ。ꞈ。ᐟ\ /ᐠ。ꞈ。ᐟ✿\ ( ✧Д✧) YES!! (❁´◡`❁) ˙˚ʚ(´◡`)ɞ˚˙ (◕‿‿◕) o(╥﹏╥) ( ;∀;) (ू˃̣̣̣̣̣̣︿˂̣̣̣̣̣̣ ू) ヽ(▽ `)ノワーイ♪ヽ(´▽`)ノワーイ♪ヽ( ´▽)ノ

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo