1/10/2017

Cultura Japonesa: Tengu


Olá Kuronekos

Depois de muito tempo eu decidi continuar a série de posts sobre a cultura japonesa em especial sobre os youkais, já tivemos posts sobre os Bakeneko e também sobre as Kitsunes, hoje o post vai ser sobre os Tengus, criaturas que estão presentes em vários animes, acredito que o mais conhecido de todos deve ser o Kurama de Kamisama Hajimemashita.  Se quer conhecer mais sobre esse tipo de youkai continue lendo o post ☆ 



O Tengu (天狗) é uma criatura fantástica do folclore japonês, uma espécie de goblin que possui traços tanto da religião budista quanto a xintoísta, eles habitam florestas e montanhas, o traço marcante de todos os Tengu são seus narizes longos e a maioria deles também possui barba, alguns ainda tem a cabeça de pássaros estes eram tidos como grandes artistas marciais. 

Eles possuíam vários  poderes sobrenaturais, entre eles a capacidade de mudar de forma ventriloquismo, teletransporte e a habilidade de penetrar no sonho dos humanos, o Tengu é um guerreiro habilidoso, mas sua principal diversão é causar desordem. Algumas fontes consideram que pessoas que apresentavam esse tipo de mau comportamento se tornavam Tengu ao reencarnar.



Os Tengu eram desenhados de duas formas diferentes:

  • Karasu Tengu: Com o corpo humanoide, mas a cabeça de corvo. 
  • Konoha Tengu: Com feições humanas, mas dotados de asas e longos narizes, ás vezes eram representados carregando uma pena, máscaras representando seu rosto eram muito usadas em festivais. 
O nome Tengu significa cão do paraíso, a origem das lenda dos Tengu começam do século VI, logo após o início da expansão do budismo no Japão através de influência da Coréia e da China. Eram particularmente fortes nos arredores do Monte Kurama, onde acreditava-se que ficava a morada do grisalho Sojobo, o rei dos Tengu. 

O papel dos tengu foi mudando ao longo do tempo, em algumas épocas eram tidos como ladrões de crianças, enquanto no período Edo orava-se aos Tengu para que ajudassem a encontrar crianças perdidas, foram considerados também guardiões de templos. 


Algumas vezes o Susanoo tem forma de Tengu.

Na maioria dos animes sobrenaturais tem uma citação ou um Tengu aparece, mesmo que não seja um personagem importante, acho que - como eu disse no começo do post - o mais conhecido deve ser o Kurama de Kamisama Hajimemashita, que teve até um arco da história dele e dos outros Tengu, em segundo lugar o Susanoo que tem a forma de um Tengu algumas vezes.

Se vocês forem ler a página na wikipédia tem muitos outros animes e jogos onde os Tengu são usados e a história mais completa com várias informações interessantes.


Acho que a verdadeira aparência deles é meio assustadora, se eu visse um na rua me assustaria sim, ainda mais sem saber se eles são criaturas boas ou ruins, apesar de eu gostar muito de corvos hahaha 

O que acharam? Já conheciam sobre os Tengu? Conhecem algum de um anime que eu não citei? Deixem nos comentários ♥ 

Até o próximo post!
Beijinhos 



7 comentários

  1. Na real eu nunca tinha pesquisado sobre tengus, então achei super interessante seu post ♡♡

    É engraçado como a representação deles muda totalmente quando a questão é anime. Mesmo o Kurama, no caso pela explicação seria o "Konoha Tengu", algumas características passam batidas, como por exemplo o longo nariz. Eu realmente gostaria de ver um anime que retratasse de fato esses seres, sem humanizar ou deixar kawaii demais. HAUAHUAHUHA

    Eu conheço o Kamisama Hajimenashita, inclusive um dos meus animes favoritos, e já foi até tema do meu blog há um tempo atras ♡♡♡

    Amei, fazia tempo que não lia sobre essas coisa :3
    Ps¹: A fonte é Magnólia Sky.
    Ps²: Me inscrevi no formulário do Neko Party

    Beijãooo♡♡♡♡♡
    Sekai Bakawaii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Que bom que achou interessante! ʕ♡˙ᴥ˙♡ʔ
      Eu também acho, seria tão legal se fizessem um anime com todos os youkais em suas formas verdadeiras e não humanizados. Quem sabe até para contar as histórias deles em forma de anime, seria maravilhoso!

      Kamisama Hajimemashita é um amorzinho ʕ≧ᴥ≦ʔ
      Recentemente lançou a última OVA com o finalzinho deles, já conseguiu ver? Foi tão lindo, eu chorei.

      Fico feliz que tenha gostado!
      Obrigada por me dizer o nome da fonte <3
      E já aceitei sua inscrição lá no NP, seja bem vinda, espero que participe e se divirta ʕ •ᴥ•ʔゝ☆

      Beijinhos

      Excluir
  2. Adorei o post! Nunca tinha lido sobre

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que bom que gostou ʕ •ᴥ•ʔゝ☆

      Beijinhos

      Excluir
  3. AAAA, eu também acho que ia ser super interessante.. Mas vamos esperando a boa vontade dos tios né?! E simmm, na verdade eu já tinha lido o mangá inteiro, dai eu nem fiquei tão ansiosa pela ova, mas quando eu vi o tomoe de humano deu uns coiso em mim aaaaaaaaa

    WEEE!!! Obrigada, vou sim!!! AAAA VI EU FIQUEI TRISTE, MEU NOME TA LÁ GIULLIANA CRISTINA, BEM GRANDAO, podia ser G-Wai. WHAHSIUDHIUHDUIAH mas to super ansiosa pelas postagens ♥♥♥

    BEIJÃO♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, verdade, ás vezes eu pensava em criar fanfics de uma coisa e depois surgiam animes com quase as mesmas ideias eu ficava muito feliz, espero que essa se realize também. Tomoe humano mds KSOKDSOKSP eu amei

      Eu tinha colocado o nome que você usou para se inscrever, mas já mudei. ♥

      Excluir
  4. Adorei! Nunca tinha lido sobre isso e amei :D
    (Kamisama Hajimemashita.... Como eu amo esse anime <3)

    Viajando nas Nuvens

    ResponderExcluir

✿ Olá, vai comentar? Obrigada! Fico muito feliz por deixar seu comentário. Mas lembre-se de seguir algumas regrinhas, okey?

♡ Sem xingamentos ou comentários maldosos.
♡ Pode deixar o link do seu blog para eu visitar, mas não comente aqui só para divulgar, ok? Fale um pouco do que achou do post.
♡ Sempre aceito parcerias, pode pedir aqui ou na página própria para isso.

♡ Alguns kaomojis que pode usar:
(◕ᴗ◕✿) (⁄ ⁄◕⁄ω⁄◕⁄ ⁄✿) 乁(ツ)ㄏ ( ͡° ͜ʖ ͡°) ʕ •ᴥ•ʔゝ☆ ʕ ˵• ₒ •˵ ʔ ʕ♡˙ᴥ˙♡ʔ ʕ≧ᴥ≦ʔ /ᐠ。ꞈ。ᐟ\ /ᐠ。ꞈ。ᐟ✿\ ( ✧Д✧) YES!! (❁´◡`❁) ˙˚ʚ(´◡`)ɞ˚˙ (◕‿‿◕) o(╥﹏╥) ( ;∀;) (ू˃̣̣̣̣̣̣︿˂̣̣̣̣̣̣ ू) ヽ(▽ `)ノワーイ♪ヽ(´▽`)ノワーイ♪ヽ( ´▽)ノ

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo