8/24/2015

Lendas Urbanas do Japão



Boa tarde~ 
O assunto de hoje é um dos meus preferidos Lendas Urbanas do Japão as lendas de lá não são tão diferentes das que conhecemos, algumas são versões das famosas, mas realmente tem outras bem originais e super assustadoras! Separei nove lendas para contar para vocês: Yuki-onna, Okiku a boneca viva, Toire no Hanako-chan, Spiritum Nihon, Kuchisake-onna.

O post pode ficar um pouco longo já que vou contar sobre eles e falar minhas opiniões, certo? ♥ Let's Go!



Vamos começar com Kuchisake-onna


A história se passa no período japonês chamado Heidan (Heidan Jidai – 794~1185). Nesse período existiu uma mulher que era esposa (ou amante, não se sabe ao certo) de um samurai, essa mulher era muito bonita e cobiçada por outros. Por ela ter essa beleza única seu marido tinha ciúmes e temia que ela o traisse com outro homem. E de fato ela o traiu. O samurai muito nervoso com o que tinha acontecido, ataca sua mulher cortando sua boca de ponta a ponta gritando: “E agora quem vai te achar bonita?!”

E é a partir dai que as assombrações começam, as pessoas dizem que ela costuma aparecer em noites nubladas usando uma máscara cirúrgica, com esse disfarce ela passa despercebida pelas pessoas já que no Japão é normal usar esse tipo de máscara para evitar passar gripe para outra pessoa. Também achei o que ela costuma dizer, vejam:

Kuchisake-onna says: Watashi Kirei? (Eu sou bonita?)
You says: Hai! (Sim)
Então ela tira sua máscara.
Kuchisake-onna says: Kore demo? (Mesmo assim?)

Se a sua reação for dizer Sim gaguejando, Não ou não responder nada você estará morto, e mesmo que você responda sim ela pode te matar pois ela pode pensar que foi irônico. Há boatos de que se você responder mais ou menos a segunda pergunta seria para dar doces, ou se o seu tipo sanguíneo for O você conseguiria escapar. Tem outro jeito de escapar também, mas só funciona se você for bonito (a), quando ela tirar a máscara e perguntar se mesmo assim ela é bonita você deve perguntar E eu sou bonito (a)? se você realmente for bonito(a) ela ficará confusa e essa será sua chance de escapar.

Como na imagem dizem que ela ataca suas vítimas com uma tesoura e os corta até a morte, outras pessoas dizem que ela apenas corta a boca como aconteceu com ela, são muitas as versões. Essa lenda não é lá muuuito assustadora, mas dá medo caso um dia você vá ao Japão e uma mulher com uma máscara falar com você haha~

A próxima lenda é... Spiritum Nihon.




Encruzilhada da morte – Todo cruzamento possui um histórico de acidentes, que na maioria das vezes podem custar a vida de alguém. Existem vários casos em que, “aparecem” pessoas que já morreram ali, e que estão de volta para pedir “ajuda” ou impedir que mais tragédias possam ocorrer.
Essa lenda fala sobre uma menina que foi atropelada em um cruzamento a Kousaten no onna no ko, uma garotinha de quatro anos que foi atropelada por um carro. Toda vez que o motorista ultrapassar os semáforos em alta velocidade ela aparece na frente dizendo Tasukete! (Socorro!) isso ocasionalmente se transforma em um acidente de carro, lenda ou não muitas pessoas morrem no trânsito. 

Essa é uma lenda muito interessante apesar de triste, não passa medo nenhum á menos que você seja uma pessoa que ultrapassa os semáforos em alta velocidade, né? Esse tipo de espirito não é em todo ruim como as pessoas pensam, eu os vejo como pessoas que perderam suas vidas por descuido alheio e tem vontade de ajudar para que outras pessoas inocentes não percam suas vidas, mas acabam acontecendo acidentes e isso eles não controlam. 

Agora vamos a uma mais conhecida, talvez não em sua versão japonesa, você provavelmente já ouviu falar da Loira do Banheiro, né? A próxima lenda é Toire no Hanako-chan. 


Hanako é o nome de uma garotinha que foi brincar de pique-esconde com os amigos e se escondeu na terceira porta do fundo do banheiro do terceiro andar, depois disso ela foi encontrada morta no banheiro. Após algum tempo alguns boatos diziam que a alma da menina ainda estava lá no banheiro e sobre duas coisas que não deveria fazer para chamar atenção de Hanako, sendo elas:


  1. Ir ao banheiro do terceiro andar
  2. Bater na porta três vezes e falar "Hanako-chan irashaimasu ka?" (Hanako você está aí?)
Se repetido isso três vezes você escutará uma voz dizendo Hai (Sim) então você verá a Hanako e ela te sugará para dentro do banheiro, apesar disso ter acontecido em só um colégio a lenda se espalhou por todo país e se tornou uma das lendas mais famosas do Japão. 

É claro que não sabemos se isso realmente aconteceu, para mim essa lenda é mais uma invenção do que realidade, já que temos muitos exemplos de garotas mortas no banheiro que vão se assombrar se mexer com elas ou te matar também. 

A próxima é Okiku a boneca viva. 






Kikuko tinha três aninhos de idade, quando adoeceu gravemente. Era agosto de 1932. Seu irmão visitava a cidade de Sapporo, Hokkaido (Ilha ao norte do Japão) quando viu uma boneca e comprou-a para Kikuko. A pequenina adorou a boneca e não mais separou-se dela, nem por um momento.Porém a doença agravou-se e em janeiro de 1933, Kikuko faleceu. É costume no dia da cremação do corpo, colocar os objetos que a pessoa mais gostava dentro do caixão para ser cremado junto com o corpo.Na ocasião porém, a familia no auge da dor da separação, esqueceu-se de colocar a boneca junto a menina. Após a cremação, a boneca que recebeu o nome de OKIKU, foi colocada no oratório, ao ladodas cinzas da criança, onde a família fazia as orações.

Na década de 40 veio a guerra e família precisou fugir para o interior, eles deixaram a boneca em um templo onde foi guardada juntamente com as cinzas de Kikuko, Com o final da guerra a família retornou procuraram pelos seus pertences no templo e perceberam que o cabelo da boneca havia crescido muito, a pedido do irmão de Kikuko a boneca continuou a ser mantida no templo o que chamou atenção da imprensa e pesquisadores, porém a explicação para esse fenômeno não foi dada até hoje.

O templo fica em Hokkaido e muitos curiosos vão visitá-lo, algumas mudanças aconteceram na boneca desde então: Os cabelos que antes eram pelos ombros batem na cintura, os lábios antes cerrados estão entreabertos e úmidos e seus olhos parecem olhar para as pessoas com expressões de quem tem vida.

Vocês acham que talvez o espirito da menina tenha possuído a boneca? Eu acho que pode ser isso, quem sabe futuramente ela não comece a se movimentar e andar por aí... Ou falar com as pessoas né? Eu adoraria ir nesse templo e ver com meus próprios olhos!

A próxima lenda é Yuki-onna.





Yuki-onna (雪女? mulher da neve) é um espírito ou youkai (espécie de demônio do folclore japonês) encontrado no folclore japonês. É uma figura muito comum na animação, mangá e literatura japonesas.
Segundo o folclore as Yuki-onna cantam para seduzir os homens fazendo-os se perder em nevascas e acabar morrendo congelados, elas aparecem na forma de mulheres belas e jovens, em muitas lendas elas se apaixonam pelos homens e se aproximam deles casando, tendo filhos e constituindo uma família. Entretanto a história de amor termina com o desaparecimento dela em um dia de tempestade, provavelmente quando o chamado de seu mundo se torna mais forte.

Você que é descendente de japonês, já penso se sua tatataravó é uma Yuki-onna? haha Eu gostaria de ter tido uma avó assim, mesmo que eu não a conhecesse, seria tão mágico assim dizendo, não acham?








Então ficaram com medo ou não? Eu pessoalmente não fiquei com medo depois de ler, afinal eu não moro no Japão e as lendas não foram tão assustadoras hehe~
O que acharam das lendas? Ficaram faltando outras muito conhecidas que falarei em um possível futuro post, certo? ♥

Até o próximo post~
Kissus <3


13 comentários

  1. Olá! ^^
    Mds, essas lendas urbanas japonesas são tão tensas! A que tive menos medo foi a da menina que foi atropelada, mas o resto me deixou meio assustada, principalmente a mulher do samurai e a boneca viva. Agora se alguém chegar perto de mim e perguntar "Eu sou bonita?" eu já saio logo é correndo, isso sim! kkkkk
    Ótimo post, eu não conhecia nenhuma lenda dessas e foi legal saber sobre elas! Adoraria ver mais posts assim!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi~
      São mesmo, mas dá um alivio saber que isso não acontece aqui no Brasil hehe~
      Essa é uma boa reação o3o
      Que bom que gostou do post~ Futuramente terá mais posts do tema <3
      Kissus

      Excluir
  2. Já conhecia todas, fiz uma postagem um tempo atrás no meu blog com mais algumas informações sobre a lenda da Yuki-onna, está na sessão folclore japonês, acho que você vai gostar. ;)
    A Fuchisake-Onna tem 2 filmes, cara da muito medo. ç^ç
    Gostei das músicas no blog, só levei um susto quando abri o blog e o som saiu no máximo, devia tentar configurar para o som começar baixinho, evita o ataque do coração. ^^
    http://crazyandkawaiidesu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi~
      Depois vou dar uma olhada lá sim *u* adoro ler sobre essas coisas~ Eu já ouvi falar desses filmes, mas tenho medo de assistir sozinha hehe~
      Obrigado por falar o3o Eu já ajustei o volume inicial do player para bem mais baixo do que antes.
      Kissus

      Excluir
  3. Yoo ! Poxa, eu sou uma pessoa MUITO medrosa, sabe? Tenho um p* medo dessas lendas urbanas e as do Japão me dão mais medo ainda kkk assim como os filmes de terror japonês.
    Agora falando da playlist do teu blog... Faz muuuuito tempo que não escuto nada (anime song, j-pop, j-rock) e quando comecei a ouvir me bateu uma nostalgia tão enorme.. Aah, estou sensível kkkk

    Parabéns pelo blog.

    Beijos

    http://sorvete-literario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi~
      hehe Eu não tenho tanto medo, mas se você pensar que essas assombrações só aparecem para os japoneses o medo passa (á menos que você more no Japão -q),
      Fico feliz que tenha gostado *u* Obrigado!
      Kissus

      Excluir
  4. Oiii :)
    A história da Kuchisake-onna eu já conhecia, fiz até um teatrinho dela no curso de japonês e eu que era o samurai malvado xD até com uma katana eu tava shuahsu
    A da Hanako eu não conhecia, e olha que eu já tive uma sensei chamada Hanako xD mas ela é um amor (e o nome da filha dela é Yuki)
    A do Spiritum Nihon devia ser conhecida no Brasil, pq é cada um que dirige horrivelmente viu ¬__¬ igual como eu falei do post passado sobre a história do meu tio.
    Essa da Okiku a boneca viva foi a que me deixou mais medrosa, fora a história macabra a boneca é assustadora o(;△;)o
    *Obs: Acabei de curtir a pagina do blog no face ✿

    Kisses~
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi~
      Nossa que legal *u* hehe eu já havia visto muitos personagens com nome Hanako, mas só agora que associei á lenda percebi que se tratavam dela x3 (como em Kyoukai no Rinne).
      Eu também acho >3<
      Eu fiquei com medinho, mas triste pela menina T-T
      Obrigado por curtir~
      Kissus

      Excluir
  5. Conhecia todas. Realmente são lendas que de tão bem feitas impressionam XD

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/blogmeubaudeestrelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi~
      Não é? Algumas até dão medo x-x
      Kissus

      Excluir
  6. Omg, não vo dormir hoje noite, eu conhecia a primeira, sendo que quando começei a ler, fui lembrando das cenas, eu vi um filme dela é muito macabro.. só de ter lembrado do filme o post ficou mais sombrio para mim huahsauh' , Mas eu achei muito interessante essa da boneca e da Yuki, bem legal mesmo. Parabéns pela postagem super interessante, adorei
    By~ Sweet Magic Kissus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi~
      Aen, desculpe por te fazer lembrar :'< Eu nunca vi os filmes, exatamente por ter medo de assistir sozinha haha~ Minha mãe e irmã não gostam de filmes de terror.
      Fico feliz que tenha gostado *u* Obrigado~
      Kissus

      Excluir
  7. WOW adorei todas elas já conhecia algumas mas adorei XD ^^
    Visite meu blog: http://www.kiyomimatsui.blogspot.com/

    ResponderExcluir

✿ Olá, vai comentar? Obrigada! Fico muito feliz por deixar seu comentário. Mas lembre-se de seguir algumas regrinhas, okey?

♡ Sem xingamentos ou comentários maldosos.
♡ Pode deixar o link do seu blog para eu visitar, mas não comente aqui só para divulgar, ok? Fale um pouco do que achou do post.
♡ Sempre aceito parcerias, pode pedir aqui ou na página própria para isso.

♡ Alguns kaomojis que pode usar:
(◕ᴗ◕✿) (⁄ ⁄◕⁄ω⁄◕⁄ ⁄✿) 乁(ツ)ㄏ ( ͡° ͜ʖ ͡°) ʕ •ᴥ•ʔゝ☆ ʕ ˵• ₒ •˵ ʔ ʕ♡˙ᴥ˙♡ʔ ʕ≧ᴥ≦ʔ /ᐠ。ꞈ。ᐟ\ /ᐠ。ꞈ。ᐟ✿\ ( ✧Д✧) YES!! (❁´◡`❁) ˙˚ʚ(´◡`)ɞ˚˙ (◕‿‿◕) o(╥﹏╥) ( ;∀;) (ू˃̣̣̣̣̣̣︿˂̣̣̣̣̣̣ ू) ヽ(▽ `)ノワーイ♪ヽ(´▽`)ノワーイ♪ヽ( ´▽)ノ

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo