8/29/2015

Folclore Japonês: Kitsune



Olá Kuronekos~ ♥ 

Agradeço á todos que enviaram seus votos para escolher o apelido para os seguidores/leitores do blog, fiquei muito feliz com tantos votos, o apelido vitorioso foi Kuroneko que significa Gato Preto o que combina bastante com o Yuurei Neko hehe~ Em segundo lugar ficou o apelido Meownies que era super fofo, mas ficou em segundo lugar, vou pensar onde o colocarei talvez nos afiliados, mas ainda não decidi. Quem quiser ver o print clique aqui.

Os meus posts prontos acabaram então vou me esforçar e escrever mais alguns para postar nessa semana, estou tentando variar nas postagens para não falar sempre do mesmo assunto e explorar todos os temas do blog. Então o assunto de hoje é o Folclore Japonês depois do primeiro post sobre o Bakeneko o escolhido de hoje é... Kitsune! 



Como vocês devem ter percebido eu retirei a playlist do blog para reformá-la, adicionar algumas músicas e arrumar algumas configurações, então em breve ela retornará um pouco melhor do que antes! 

►Vocês sabem o que é uma Kitsune
Kitsune é como os japoneses chamam as raposas, diferente daqui do Brasil onde raposas não são nada além de simples animais, lá no Japão elas tem um valor diferente, são vistas como seres inteligentes e com capacidades mágicas que aumentam conforme a sua idade e sabedoria. 

► Quais são os poderes que elas podem ter?
Entre esses poderes estão: Habilidade de tomar forma humana, poderes de possessão, conseguem gerar fogo ou relâmpago da sua cauda e da sua boca, podem aparecer nos seus sonhos e criar ilusões. 

Raposas e seres humanos tem vivido próximos desde o Japão Antigo,  essa convivência originou as lendas, as Kitsunes são associadas com a figura do Deus Xintoísta Inari - Deus do arroz, da fertilidade, da agricultura, das raposas e da indústria -, servindo como suas mensageiras. Um bom exemplo disso é o anime Inari Konkon Koi Iroha. Não vou entrar em detalhes sobre o anime, porque eu só assisti os primeiros episódios hehe~ 

►Curiosidades: 

♪ Kitsunes podem ter mais de uma cauda e demora cerca de 100 anos para uma nova aparecer. 
♪ Devido ao seu poder e influência, pessoas fazem oferendas para elas como se fossem divindades. 

► Origens: 

Muitos dos mitos de raposas no Japão podem ser vistos também no folclore da China, Coreia ou índia, esses mitos populares contam que as raposas podem ter até nove caudas. 

Há um debate sobre a origem dos mitos das Kitsunes, não sabem se foi inteiramente de fontes estrangeiras ou parte do folclore japonês, que datam a partir do século V O folclorista japonês Kiyoshi Nozaki argumenta que os japoneses veem positivamente as kitsunes desde o quarto século d.C.; as únicas coisas importadas da China ou da Coreia eram os atributos negativos em relação a elas. Ele afirma que, de acordo com um livro de registros do século XVI, chamado Nihon Ryakki, as raposas e o ser humano viveram muito próximos no Japão antigo, e afirma que as lendas indígenas sobre as criaturas se formaram em consequência desse convívio. A erudita Karen Smyers aponta que a ideia da raposa como sedutora e a conexão dos mitos de raposas ao Budismo foram introduzidas no folclore japonês com as histórias chinesas similares, mas diz que algumas histórias de kitsunes contêm elementos únicos do Japão.

fonte: Wikipédia

► Classificações entre Kitsunes:

Existem duas classificações comuns de kitsune: A zenko que são raposas do bem, celestiais, associadas ao Deus Inari, elas são chamadas as vezes de Raposas de Inari. As yako tendem a ser maliciosas, e também as ninko que são raposas invisíveis que só podem ser vistas pelo ser humano quando ele for possuído. 

► Existem vários tipos de kitsune: 


Bakemono-Kitsune
É a Kitsune má e espectral (como um fantasma) muito parecido com Reiko, Kiko e Koryo.

Kyuubi

São as kitsunes que alcançaram 900 anos e possuem nove caudas. Elas ganham a habilidade de ver e ouvir tudo em qualquer lugar do mundo, também adquirem sabedoria infinita.









Genko Kitsune

Kitsune preta, é normalmente visto como um bom presságio. 

Kitsune-Bi

Kitsunes com poder de invocar chamas com a boca e com sua cauda. 

Kuko Kitsune

Kitsune do elemento Ar, são kitsunes muito más consideradas no mesmo nível do Tengu. 







Kiko Kitsune: 

Espirito de uma Kitsune. 

Koryo Kitsune:

Kitsune Amaldiçoada. 

Nogitsune

Kitsune selvagem ou retratada como uma má kitsune, se alimentam de dor, conflito e caos, são espiritos malandros que gostam de enganar as pessoas para conseguir aquilo que querem.

Reiko Kitsune

É o fantasma de uma Kitsune, não é uma kitsune má, mas definitivamente é perversa.


Shakko Kitsune

Kitsune vermelha, podem ser consideradas tanto boas como más. 

Shouzaa Kitsune

Espirito Seiryu, supervisor das raposas. 

Tenko Kitsune

Kitsune celestial da elite das kitsunes, são aquelas que alcançaram os 1.000 anos de idade, nessa idade elas já possuem nove caudas e sua pelagem muda para dourado ou prata, mas são consideradas más ou benevolentes e sábias. 

Yako/Yakan Kitsune

Termo geral para palavra raposa igual a Kitsune. 

► Algumas kitsune em animes:

♪ Kyuubi de Naruto 
♪ Miketsukami Soushi de Inu x Boku SS
♪ Tomoe de Kamisama Hajimemashita
♪ Kokkuri-san de Guguri Kokkuri-san 
♪ Vulpix e Ninetales de Pokémon
♪ Shippou de InuYasha 
♪ Yuuichi Komura de Hiiro no Kakera
♪ O-chan de Hiiro ko Kakera


Gostaram do post? ♥ 
Eu pessoalmente amo muito kitsunes! Desde a época que eu assistia Pokémon, meus preferidos eram Vulpix e Ninetales e depois de entrar no mundo dos animes que eu fui descobrir o que eram kitsunes e fui me apaixonando cada vez mais. 

Hoje tenho um agradecimento especial, como devem ter notado temos um novo botão de subir ao topo com um neko super fofo, quem enviou foi Ciel-chan, estava salvando algumas imagens e encontrei uma tão fofa que decidi fazer uma plaquinha de agradecimento, apesar de ser muito simples espero que goste. > 3 < ~


Até o próximo post ♥
Kissus~


11 comentários

  1. A raposa é um dos mau animais favoritos, é ela, o Tigre e o coelho são meu três animais favoritos.Se não me engano o Kurama de Yu Yu Hakusho era uma Kitsune ante de se transformar em humano,amei o post super informativo adoro esses tipos de post.
    Kissus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de tigres e coelhos *u* eu nunca assisti Yu Yu Hakusho ;-; por isso não coloquei na lista. Fico feliz que tenha gostado <3
      Kissus

      Excluir
  2. Yuuu, oláá~
    Se raposas no japão são vistas assim, vou virar uma raposa, ou então ter caracteristicas de uma! Ah, gente mas eu sou humana... Deixe para lá o que eu disse. Eu sempre gostei de raposas, eu nem sabia que elas eram vistas assim no japão. E eu achava que sabia tudo sobre os japoneses. O nome Kureneko ganhou? Eu nem participei da enquete gente! Me mate -q. Mas gostei do resultado, gato preto, super combina com Yuurei Neko. Foi bom ter um apelido fixo aqui no blog! Estarei esperando para ser chamada de Kureneko.

    ~Novo layout no blog!
    ♡ cake-sugar.blogspot.com ♔ - ✌ Cake Sugar - 최고의 블로그 중 하나

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yuka-chan~
      hehe eu também sempre gostei de raposas, sim Kuroneko ganhou <3 Ah puxa! Tudo bem >n<
      Fico feliz que tenha gostado ( ・ω・) ~
      Kissus~

      Excluir
  3. Eu adoro essas historias japonesas. É um pouco parecida com a lenda Coreana da Gumiho que também é uma raposa de nove caudas mas parece que a Kitsune tem bem mais características e tipos (pelo menos eu acho porque sei bem pouco da Gumiho).
    Eu gostei muito do nome Kureneko, achei criativo e combina bastante com o blog. ^^

    Menina Vanilla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conhecia a lenda da Gumiho, mas agora fiquei interessada em saber mais ( ・ω・)
      Fico feliz que tenha gostado~
      Kissus~

      Excluir
  4. Oi, tudo bom?
    Sempre gostei muito da história da kyuubi por causa de Naruto, e a partir daí me aprofundei um pouco mais sobre, mas esse seu post tem coisas que eu não conhecia ainda!
    Eu adoro folclore japonês, é tão rico e incrível! essa postagem foi muito boa, parabéns. Mas o mais interessante é que a kitsune preta é vista como bom presságio! Diferente daqui, onde os gatos pretos são mau vistos. enfim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi~
      Eu comecei a pesquisar por causa dos pokémons, mas me aprofundei mesmo em conhecer mais sobre as kitsunes ano passado acho x3 Eu também adoro! Fico feliz que tenha gostado ♥
      Pois é, também achei bem legal~
      Kissus~

      Excluir
  5. ◕‿◕ Parabéns, ficou super completo esse seu post sobre Kitsune.

    ResponderExcluir
  6. Ain~~ adoro posts sobre a cultura japonesa,e ainda mais as lentas *¬*
    Adorei saber mais sobre *-*
    E elas se forem assim mesmo,são muito divas kkkk'
    Beijinhos e quero mais posts assim *----*
    Meu Blog The World by Koizumi Visite *o*

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, acho que não faltou nada mesmo *-*
    Acredita que eu estava pesquisando sobre isso um dia desses haha mas nãi tinha achado TODAS essas informações :D
    Adorei o post!
    beijos
    Ganurb

    ResponderExcluir

✿ Olá, vai comentar? Obrigada! Fico muito feliz por deixar seu comentário. Mas lembre-se de seguir algumas regrinhas, okey?

♡ Sem xingamentos ou comentários maldosos.
♡ Pode deixar o link do seu blog para eu visitar, mas não comente aqui só para divulgar, ok? Fale um pouco do que achou do post.
♡ Sempre aceito parcerias, pode pedir aqui ou na página própria para isso.

♡ Alguns kaomojis que pode usar:
(◕ᴗ◕✿) (⁄ ⁄◕⁄ω⁄◕⁄ ⁄✿) 乁(ツ)ㄏ ( ͡° ͜ʖ ͡°) ʕ •ᴥ•ʔゝ☆ ʕ ˵• ₒ •˵ ʔ ʕ♡˙ᴥ˙♡ʔ ʕ≧ᴥ≦ʔ /ᐠ。ꞈ。ᐟ\ /ᐠ。ꞈ。ᐟ✿\ ( ✧Д✧) YES!! (❁´◡`❁) ˙˚ʚ(´◡`)ɞ˚˙ (◕‿‿◕) o(╥﹏╥) ( ;∀;) (ू˃̣̣̣̣̣̣︿˂̣̣̣̣̣̣ ू) ヽ(▽ `)ノワーイ♪ヽ(´▽`)ノワーイ♪ヽ( ´▽)ノ

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo