8/07/2015

Folclore Japonês: Bakeneko!


Olá ~ ♥
O assunto do post de hoje provavelmente iniciará um tipo de série no blog sobre o Folclore Japonês, ainda não decidi se irá ter posts mensais ou semanais, tudo depende do conteúdo que eu encontrar nas minhas pesquisas. Para começar eu escolhi um monstro gato que super combina com o blog! O Bakeneko! Nem preciso dizer que eu amo tudo que é sobre gatos, né? Por esse motivo escolhi o nome do blog Yuurei Neko > u <

Além de falar sobre os Bakeneko, falarei um pouco sobre o Nekomata, curiosidades e alguns animes onde essas figuras aparecem~ Bem, vamos lá~





Um Bakeneko (monstro gato) no Folclore Japonês é um gato com habilidades sobrenaturais parecidas com uma Kitsune ou Tanuki. Um gato normal pode virar um Bakeneko de várias maneiras, fique ligado nas formas e evite que seu animalzinho de estimação de torne ou não  um Bakeneko!


  • Atingindo certa idade  - Certo, aqui não tem nada especifico, se o seu gato atingir certa idade ele se tornará um Bakeneko, fique atento a cada aniversário dele!
  • Sendo mantido preso por um certo número de anos - Não prenda seu gatinho por muitos anos, nenhum animalzinho merece viver preso. 
  • Crescendo até um certo tamanho - Fique atento ao tamanho do seu gato, se ele chegar ao peso e altura de um elefante tome as medidas precisas! que não sabemos o que é ainda 
  • Tendo uma cauda muito grande - Para começar o que é considerado uma cauda muito grande? Talvez aquelas que são duas vezes o tamanho do gato! Se você ver um gato com cauda grande demais na rua fique calmo e tire uma selfie com ele, não são todas as pessoas que conseguem selfies com Bakenekos!
Certo, agora sem brincadeiras, no último caso a cauda se divide em duas então o Bakeneko é passado a se chamar Nekomata, os poderes dele também duplicam assim como a cauda! Essa superstição pode ter alguma relação com o cruzamento do Bobtail Japonês. 

Foto de um Bobtail Japonês

Pois acredita-se que cortar a cauda do gato é o único modo de evitar que se transforme em Nekomata, Um Bakeneko vai assombrar qualquer casa na qual ele for mantido e sendo um Youkai ele tem vários poderes entre eles: Bolas de fogo fantasmagóricas, causar pesadelos, andar sobre duas pernas, mudar sua forma para a de um humano e até devorar seu próprio dono para tomar seu lugar, eles também podem assumir outras formas como uma segunda lua no céu. 

Ele também apresenta muito perigo se entrar numa sala onde há um cadáver, pois acredita-se que se ele pular sobre o corpo pode reanimá-lo, também há mitos que dizem que alguns Bakenekos podem conjurar tempestades. Apesar de tudo isso nem todos os mitos sobre Bakenekos dizem que eles são malvados sempre tem um lado bom na hstória. 

Existem alguns bakenekos que foram fieis a seus donos, como o gato de um sacerdote budista que ajudou a salvar o templo da falência, ou o gato de uma geisha que a salvou de uma cobra venenosa. Apesar de terem finais felizes e finais tristes, não podemos negar que os bakenekos possuem o instinto animal e vingativo,  

Fonte: Wikipédia

Vocês já repararam que em muitos animes podemos notar a presença de um Bakeneko? Ou mesmo que ninguém note eles quase sempre estão lá, alguns exemplos de anime:

Kyoukai no Rinne - Episódio 6

Kuro de Ao no Exorcist
Nekomata de Naruto 
E então vocês conhecem outros Bakenekos ou Nekomatas de anime? Ou se não conheciam o que acharam?  > u < Também aceito sugestões para algum tema do Folclore Japonês! 

Até o próximo post~ 
Yuurei ♥

13 comentários

  1. Adoooooro *O*
    Amo gatos u.u

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo! ヽ(*≧ω≦)ノ

      Excluir
  2. Olá, Yuurei-chan! =^-^=
    Eu gostaria de ter um bakeneko (se ele não fosse malvado, claro!) tenho três gatos, e um deles é gordo, tanto que quando deita enrolado parece uma bola de pelo, porque além de gordo é peludo, as vezes eu penso que ele vai ter o peso de um elefante -qq
    Nunca vi nenhum em nenhum anime, mas essa de segunda lua no céu e bolas de fogo fantasmagóricas me lembraram... SPACE CATS! (nem me pergunte o que animes com bakenekos tem a ver com segundas luas e bolas de fogo que me lembram space cats, porque isso é uma pergunta que eu não sei a resposta q)
    Tenho um amor inexplicável por gatos ≥⌂≤
    Ah, eu já coloquei o teu banner lá no blog. Eu percebi que o banner de lá era muito grande e não ia caber na tua sidebar, daí eu fiz esse aqui: ››♥‹‹
    (ficou bem simplesinho)

    ~~Chu
    just-neko.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miyuki-chii~ ♥
      Mds deve ser uma fofura! >u< Eu tenho nove gatos agora, sempre aparecem muitos gatos na minha rua e eles acabam ficando na minha casa onde se sentem mais a vontade junto dos outros~ hehe Eu nunca vi Space cats, mas deve ter algum motivo para lembrar ( ・ω・) ~
      Eu também amo muito~ tanto que tenho um montão aqui em casa e tenho dó de doar os novos que aparecem T^T" Obrigado por colocar <3 Acabei de colocar o seu aqui~ adorei ele por ser do Yato e do Yukine \(//∇//) ~

      Excluir
  3. Oiii ^__^
    Adoro Bakenekos, mas não sabia tanto sobre eles então adorei o post ♥
    Na apresentação do curso de japonês de uma amiga minha ela falou sobre o Maneki Neko, ela tava até com as orelhinhas dele, foi massa *¬* mas ela não gosta de lembrar só pq errou uma fala ¬__¬
    O meu favorito é a Kirara de InuYasha (。♥‿♥。)
    Em relação ao folclore japonês seria legal falar sobre a raposa de 9 caudas (Kitsune) *--*
    *Obs: eu tbm gosto de coisas assustadoras aushas de noite eu fico vendo uns casos de assassinato do ID Discovery na tv xD e adoro filmes de exorcismo (tou doida para assistir Exorcistas do Vaticano)

    Kisses~~ até logo (*^▽^)/
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá~♥
      Fico feliz que tenha gostado~ Que legal *-* Eu também conheço a Kirara de InuYasha, até esqueci de citar x-x""
      Estou pensando inclusive em fazer um post especial para as Kitsunes, não só as de nove caudas, mas todos os tipos que existem > u <

      Mds~ Eu adoro filmes de terror e coisas assim, ainda mais aqueles tipo documentário ou fato histórico assustador. ヽ(*≧ω≦)ノ Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  4. Awwwwn, que postagem mais fofa e medonha! Eu também adoro gatooos, saudade do meu... :(
    Kuro é o melhor <3
    Legal a sugestão da Beatriz, maneki neko é muito importante no folclore japonês também. Sugiro lendas de terror, pq isso não falta no Japão. Fale mais dos youkais!
    Sendo muito sincera, amei a postagem! Ficou muito completa, e amei seu blog também! Muito lindinhoooo *-*
    Beijinhos
    (Vou seguir seu blog, viu?)
    Alice's Kingdom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá~ ♥
      Eu também gosto bastante do Kuro *u* Já que Ao no Exorcist está na minha lista de animes preferidos. Obrigado pela sugestão, irei anotar e preparar um post especial sobre as lendas de terror e Youkais~ ヽ(*≧ω≦)ノ
      Fico feliz que tenha gostado, também gostei muito do seu, já estava seguindo ♥

      Excluir
  5. Amo a mitologia japonesa, ela é extremamente rica e diferente das dos outros povos, gostei da postagem e estou acompanhando seu blog, espero ver mais coisas desse tipo por aqui. ^^
    Blog: CrazyAndKawaiiDesu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá~ ♥
      Eu também amo, não só pelo que mostram nos animes, mas a cultura japonesa em geral é tão interessante ヽ(*≧ω≦)ノ Obrigado por acompanhar ~ estou preparando novos posts sobre esse tema que serão postados em breve~

      Excluir
  6. Gatos são uma fofura!! eu tenho três aqui em casa,depois de ler sua postagem vou ficar de olho neles e prevenir que eles virem um Bakeneko ou Nekomata.
    Obrigado por visitar meu blog e por segui-lo estarei fazendo o mesmo no seu ok?!Amei seu Blog !!!
    Kissus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá~ ♥ Sim eles são *u* hehe
      Eu é que agradeço ヽ(*≧ω≦)ノ também amei seu blog!~

      Excluir
  7. GOSTEI MUITO DESSE POST, ESTUDO SOBRE DEMONOLOGIA ME FASCINAM, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DA TERRA DO SOBRENATURAL, QUE É O JAPÃO

    ResponderExcluir

✿ Olá, vai comentar? Obrigada! Fico muito feliz por deixar seu comentário. Mas lembre-se de seguir algumas regrinhas, okey?

♡ Sem xingamentos ou comentários maldosos.
♡ Pode deixar o link do seu blog para eu visitar, mas não comente aqui só para divulgar, ok? Fale um pouco do que achou do post.
♡ Sempre aceito parcerias, pode pedir aqui ou na página própria para isso.

♡ Alguns kaomojis que pode usar:
(◕ᴗ◕✿) (⁄ ⁄◕⁄ω⁄◕⁄ ⁄✿) 乁(ツ)ㄏ ( ͡° ͜ʖ ͡°) ʕ •ᴥ•ʔゝ☆ ʕ ˵• ₒ •˵ ʔ ʕ♡˙ᴥ˙♡ʔ ʕ≧ᴥ≦ʔ /ᐠ。ꞈ。ᐟ\ /ᐠ。ꞈ。ᐟ✿\ ( ✧Д✧) YES!! (❁´◡`❁) ˙˚ʚ(´◡`)ɞ˚˙ (◕‿‿◕) o(╥﹏╥) ( ;∀;) (ू˃̣̣̣̣̣̣︿˂̣̣̣̣̣̣ ू) ヽ(▽ `)ノワーイ♪ヽ(´▽`)ノワーイ♪ヽ( ´▽)ノ

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo